terça-feira, 29 de junho de 2010

É o Cafeína na Copa torcendo pela Seleção...avante, Brasil!

Torta Brasileira


Massa de pão de ló, recheio de coco e abacaxi, cobertura de flocos de coco.

Aproximadamente 12 fatias
Diâmetro: 22 cm
R$ 75,00
Sob encomenda

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Rio Bom de Mesa 2010 traz os sabores e segredos da Itália aos restaurantes do Rio

Sétima edição do festival gastronômico apresentará como tema a “cucina italiana” e terá presença dos chefs convidados nos restaurantes participantes durante o evento



“Mangia che te fa bene”. A máxima italiana que ressalta o prazer à mesa estará em alta na sétima edição do festival Rio Bom de Mesa, evento gastronômico que será realizado entre os dias 23 e 27 de junho, no Rio de Janeiro. Renomados chefs de outros estados brasileiros aportarão na cidade para apresentar os sabores, a tradição e os segredos da culinária italiana.

Com pitadas de criatividade, talento e sofisticação, eles vão atuar em 20 restaurantes da Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança do Rio de Janeiro (ARBL), que abrirão suas cozinhas para os chefs convidados e exibirão as deliciosas “atrações”, em cardápios especiais, durante o evento. Casa da Suiça, 66 Bistrô, Emporium Pax, Esch Café, Margutta, Giuseppe, La Sagrada Família, O Navegador e Rancho Inn estão entre os charmosos endereços em que o público poderá desfrutar do menu ítalo-brasileiro. Em cidades como Petrópolis, Rio das Ostras, Paraty, Visconde de Mauá, Itatiaia e Niterói, cerca de 10 restaurantes também participarão da edição 2010 do festival Rio Bom de Mesa, que já se consagrou no calendário oficial de eventos culturais do Estado ao promover o turismo gastronômico no Rio de Janeiro.

“O mais interessante deste festival é a oportunidade de dividir e expandir as experiências de chefs brasileiros com a gastronomia carioca. Nesta edição, a grande novidade é a presença destes chefs nos restaurantes, para apresentar, por eles mesmos, as receitas inspiradas na culinária italiana e criadas com ingredientes regionais ou locais“, explica o chef César Santos, presidente da Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança, entidade organizadora do evento.

Para brindar a sétima edição do Rio Bom de Mesa, a abertura do festival será realizada em noite de gala com coquetel e jantar beneficente, no dia 23 de junho, às 20h, no Itanhangá Golfe Clube. Patronesse do evento, Maria Lucia Horta Jardim, esposa do Vice-Governador Luiz Fernando Pezão, fará uma reverência à chegada dos chefs convidados e cariocas presentes, como Conceição Neroni, Volkmar Wendlinger e Teresa Corção, além de formadores de opinião e apreciadores da gastronomia brasileira que também participam da grande noite.

O menu especial será assinado a oito mãos, pelos renomados chefs Samuelle Oliva (Terraço Itália – SP), Fábio Sicília (Dom Giuseppe – PA), Fabiano Marcolini (Villa Marcolini – PR) e Silvia Percurssi (Vinheria Percurssi – SP). Cada um será responsável por um dos itens do cardápio exclusivo criado para o evento.

Além de saborear pratos exclusivos, os convidados presentes receberão, como recordação, o prato Rio Bom de Mesa, em cerâmica pintada à mão, criado exclusivamente para cada festival. A renda obtida com o jantar será revertida para as instituições filantrópicas Instituto Maniva e Casa da Criança e do Adolescente, de Volta Redonda, no estado do Rio.

Mais informações sobre o evento também poderão ser obtidas no blog www.boalembranca.com.br/riobomdemesa

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Dal Pizzol brinda seus 35 anos com vinho exclusivo

A vinícola comemora a data com vinho exclusivo, de rótulo personalizado, garrafa e embalagem diferenciadas



A história desta família de imigrantes se confunde com a trajetória do vinho no Brasil. Foi no século XIX que tudo começou, com a chegada dos irmãos Martino e Bortolo Dal Pizzol, a região da Serra Gaúcha para se estabelecer. A tradição se manteve e há 35 anos foi criada a Vinícola Monte Lemos, mais conhecida por Dal Pizzol, com uma proposta diferenciada que privilegia a produção controlada.


Com vários prêmios ao longo destes anos, entre eles os mais recentes, a Grande Medalha de Ouro no VI Concurso do Espumante Brasileiro, e duas Medalhas de Prata no Vinalies 2010, considerado o maior concurso do mundo, a Dal Pizzol tem muito o que festejar.

E a maneira escolhida não poderia ter sido outra: lançando um vinho! Assim, chega este mês ao mercado o Dal Pizzol 35 Anos – Safra 2005, um assemblage top, exclusivo, que pode ser encontrado apenas em lojas, delicatessens e na própria vinícola. Com produção limitada de 3.350 garrafas numeradas, o vinho é um corte de quatro variedades harmonicamente equilibradas: 45% de Cabernet Sauvignon, 35% de Merlot, 10% de Cabernet Franc e 10% de Ancellotta.

Com rótulo personalizado, garrafa e embalagem diferenciadas, o vinho é apresentado em uma embalagem de madeira com seis garrafas ou em cartucho de uma unidade.

O processo de vinificação de cada varietal começou com a colheita manual em caixas plásticas de 20 quilos, seleção e desengace das uvas, seguido pela adição de leveduras selecionadas dando início à fermentação alcoólica. A partir daí, o controle de temperatura entre 25º e 30º foi determinante para dar andamento a maceração, descuba e fermentação malolática espontânea. Os vinhos permaneceram em amadurecimento em tanques de aço inox por 24 meses para depois acontecer o corte (assemblage) e seguir para o engarrafamento. Por fim, o amadurecimento na garrafa por mais 24 meses e somente após a rotulagem.

Com 13º de graduação alcoólica, o vinho apresenta coloração vermelho púrpura e reflexos rubi intenso. Com aromas finos e complexos em perfeita harmonia, mescla frutas vermelhas com especiarias (ameixas secas, mirtilo e canela). No paladar, mostra-se um vinho robusto, com bom volume de boca, corpo pleno, persistência média-longa, harmônica, amplo, com taninos maduros e elegantes.

Indicado para acompanhar pratos condimentados, carnes vermelhas e exóticas, caças, aves, massas com molho a base de carnes e queijos tipo chedar, colonial, parmesão, roquefort e grana, sugere-se degustar o Dal Pizzol 35 Anos na temperatura entre 16º e 20ºC. Para melhor apreciação de suas características, aconselha-se decantar de 30 a 90 minutos antes de servir, a fim de maximizar o bouquet.


Dados técnicos:
Graduação Alcoólica: 13%
Conteúdo: 750 ml
Safra: 2005
Variedades: Cabernet Sauvignon (45%), Merlot (35%), Cabernet Franc (10%) e Ancellotta (10%)

Serviço:
O Dal Pizzol Assemblage 2005 pode ser encontrado também no site www.dalpizzol.com.br.