segunda-feira, 19 de agosto de 2013

RIO GASTRONOMIA 2013

Para edição do Rio Gastronomia 2013 restaurantes criam menu especial para data. A rede Cafeína prepara uma entrada de creme de cenoura ao queijo brie no pão italianinho, para prato principal serve o linguinni carioca e de sobremesa a tartelette de limão light. Para finalizar a refeição, o cliente ganha um café expresso.
  


No Térèze, chef Philippe Moulin cria menu que começa com o tartare de salmão, feito com salmão fresco marinado oriental na espuma de coco e raiz forte. Continua com o Baião de Seis, um pavê de filé mignon pampa grelhado com seis pimentas, servido ao molho rôti e risoto de baião de dois. E acaba na pâtisserie de cupuaçu: uma musse leve de cupuaçu.

O restaurante , localizado no hotel Miramar, tem menu do chef Paulo Goes para o evento: a entrada é o carpaccio de pupunha com lagostim, vinagrete de cítricos. O prato principal é o confit de pato com molho de vinho madeira, purê de batata doce e chips de Parma. E o doce fica por conta do suflê gelado de cupuaçu com chocolate branco e confit de caju.

Na Eccellenza Pizzaria, em Botafogo e Ipanema, a chef Sheila Morgernstern também preparou um cardápio especial. Para a entrada, cornicione de flor de sal e alecrim, seguido de um risoto de parma e alho negro, com amêndoas torradas e tomilho, e da sobremesa delizia, que reúne morangos com nutella na panelinha e brigadeiro de chocolate belga na colher.



O chef Kiko Faria do Quadrifoglio criou a crema di funghi para começar, fraldinha assada para continuar, servida com molho de cebola, champignon e bacon com batata sauté com alcachofra, terminando com crosta di mele, uma torta de maça com sorvete de creme.

No gastrobar El Born a chef Flávia Galvão sugere duas tapas para entrada como a cesta de queijo recheado com dadinho de picanha de porco defumado, berinjela e quisado e a abobrinha recheada com pasta de bacalhau e pimenta biquinho. Para o almoço a pedida é o montado de batata baroa com camarão e brócolis ao creme de limão siciliano. O menu termina com o creme catalana de sobremesa.

Já o Aprazível participa com o menu formado pelo carpaccio do Zé Hugo seguido do lombo do alto palácio. O Eça com o polvo grelhado com mousseline de inhame e coco, tomatinhos confitados e brotos seguida de vitela em viennoise de limão siciliano, nhoque e mousseline de abóbora. Para finalizar a sobremesa é a torta de mousse de chocolate belga, avelãs e compota de frutas secas. E a rede La Mole sugere o tradicional medalha à piamontese e pudim de leite para adoçar o paladar.