Depois de viajar pelos aromas e sabores da cozinha européia em edições anteriores, o Rio Bom de Mesa 2011 desembarca no Rio de Janeiro, repleto de novidades inspiradoras e, desta vez, com vontade de fincar seus pés por longo tempo em terras brasileiras. Com a proposta de promover uma redescoberta dos encantos de nossa cozinha, o já consagrado evento inicia uma viagem por nossa culinária. Nesta edição, que acontece entre os dias 14 e 19 de junho, Minas Gerais será a primeira parada e fonte de inspiração para os chefs convidados pela Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança do Rio de Janeiro (ARBL) que terão como missão desvendar através de suas criações o rico universo da cultura alimentar mineira apresentando pratos que tragam ao público toda a simplicidade, frescor e nuances dessa cozinha afetiva.
No Rio Bom de Mesa deste ano, chefs como a mineiríssima Beth Beltrão, conhecida como uma das Damas da Cozinha Mineira, vão mostrar as maravilhas gastronômicas de Minas aos cariocas. Outros chefs de todo o Brasil apresentarão suas criações inspiradas a partir do tema. Dona do Viradas do Largo em Tiradentes, Beth estará na Casa da Suíça e vai, entre outras coisas, servir sua famosa linguiça de pernil acebolada. No Sushi Leblon, uma curiosa demonstração do que o intercâmbio de culturas pode fazer: o chef japonês Massayoshi Matsumoto servirá no menu do festival um salmão branqueado em fatias com crocante de couve e molho preto e branco.
E a criatividade também estará presente em todo o circuito que ainda inclui os restaurantes Esch Café, Giuseppe, La Sagrada Família , Margutta e Margutta Città, O Navegador, Rancho Inn, 66 Bistrô, Victoria e Sawasdee, além de endereços também nas cidades de Petrópolis, Paraty, Penedo, Rio das Ostras e Visconde de Mauá.
A abertura da oitava edição do festival será realizada no dia 15 de junho, às 20 horas, em um coquetel e jantar beneficente no Palácio da Cidade, em Botafogo, no Rio. O menu da noite será assinado por Mônica Rangel (Gosto com gosto – Visconde de Mauá), Alice Mesquita (Alice Brasília - DF), Ana Bueno (Banana da Terra – Paraty RJ) e Beth Beltrão (Viradas do Largo – Tiradentes MG).
Os convidados presentes receberão como recordação o prato Rio Bom de Mesa, em cerâmica pintada à mão, criado exclusivamente para cada festival. A renda obtida com o jantar será revertida para a Rio Inclui, obra social presidida por Cristine Paes, primeira dama da cidade do Rio de Janeiro.
Mais informações:
http://riobomdemesa.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário