sexta-feira, 26 de agosto de 2011

CINEMA NA MESA DE VISCONDE DE MAUÁ

Pudim de queijo com calda de frutas do bosque e especiarias
Do dia 26 de agosto ao dia 10 de setembro, Visconde de Mauá vai abrigar a primeira edição do Cinema na Mesa, com apoio do Sebrae-RJ. Serão três fins de semanas, nos quais sete restaurantes espalhados pela região vão oferecer menus baseados em filmes cujo prato principal é a boa mesa. Além disso, durante os finais de semana os filmes serão exibidos no Clube de Visconde de Mauá com entrada franca.
São filmes como o delicioso Sem Reservas, que será exibido no restaurante Champignon. Ou o romântico A Dama e o Vagabundo e sua famosa cena do espaguete compartilhado pelo casal de cães apaixonados, atração do restaurante Mamma Felice.

No dia 27, sábado de estréia do evento, os longas serão: Dona Flor e Seus dos Maridos, no almoço do Rosmarinus, e Moulin Rouge, com a linda Nicole Kidman, no jantar do Gosto com Gosto. Preço, por pessoa: R$ 100,00.

“Apesar da especialidade do Gosto Com Gosto ser mineira, me inspirei, é claro na cozinha francesa para recriar a atmosfera do filme”, conta Monica, que vai servir, entre outras coisas quiche lorraine com salada verde e molho de laranja e cardamomo e confit de canard ao molho de caju e purê de ora-pro-nobis.

O DESTINO
Visconde de Mauá está localizada no alto da Serra da Mantiqueira, na fronteira com o Parque Nacional de Itatiaia, espalhando-se entre os Estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Os rios, cachoeiras e piscinas de águas cristalinas formam um set de filmagem natural com infraestrutura para receber turistas que amam a natureza e gostam de vê-la preservada.

PROGRAMAÇÃO
27/08
13h – almoço Rosmarinus/ Dona Flor e Seus Dois Maridos
21h – jantar Gosto com Gosto/ Moulin Rouge

02/09
21h – jantar Mamma Felice/ A Dama e o Vagabundo
03/09
21h – jantar Yuca Gourmet/ Chocolate

09/09
21h – jantar Babel/ Como Água para Chocolate
10/09
13h – almoço Fazenda do Mel/ Festa de Babete
21h – jantar Champignon/ Sem Reservas





quinta-feira, 18 de agosto de 2011

NANCY DE SOUZA, DO SANTÍSSIMA GULA, NO GABBIANO


Os ares de Minas chegaram à Barra através das mãos da chef Nancy de Souza, uma carioca, que escolheu Tiradentes para viver. Na linda cidade mineira, ela é um dos expoentes da gastronomia mesmo sem fazer a tradicional cozinha mineira.

O frescor e a delicadeza da cozinha de Nancy harmonizaram perfeitamente com a mesa contemporânea, de inspiração mediterrânea, do Gabbiano. Por isso, encantados com as receitas de Nancy, os sócios Luiz Carlos Lopes e Ricardo Fontes recebem a chef em grande estilo do dia 23 ao dia 25 para festejar os dois anos da casa com um menu especial.

Sem abrir mão de seus fornecedores exclusivos de Tiradentes e, claro, trazendo para o carioca o gostinho incrível daquela cidade, Nancy escolheu para servir, de entrada, creme de feijão branco com confetes de lingüiça e tomates concassés.

Os pratos principais são o velouté de frutos do mar (camarões ao queijo brie e damasco), com arroz de castanhas do pará ou costela de leitoa com risoto de ora-pro-nobis (folha de alto teor protéico muito usada na cozinha mineira).

E a sobremesa vem do mais famoso doceiro de Tiradentes: o simpático octogenário Chico Doceiro. Ele produz há 46 anos, artesanalmente, os doces que viraram patrimônio da cidade e é responsável pelos canudinhos de doce de leite (feitos no tacho) que serão servidos com sorvete de queijo.


O GABBIANO
Com 220m2, o restaurante tem projeto da arquiteta Bel Castro, que criou um salão amplo, com pé direito alto, uma varanda irresistível que explora a rua tranquila e arborizada atrás do shopping Barra Garden.

O piso e as paredes são cimentadas em tom terroso, que aquece o ambiente, num resultado moderno e acolhedor.

O bar, todo em pastilha amarela, dá o colorido ao espaço, que conta ainda com mobiliário em cores neutras e cadeiras em madeira e palha, que são sempre elegantes.

Outro ponto forte da decoração do salão principal são os desenhos da parede e as telas expostas dos artistas Peu Mello e Antônio Bokel.

Gabbiano Ristorante

Endereço: Avenida das Américas, 3255 – Barra da Tijuca (Shopping Barra Garden)

Reservas pelo telefone: 3153-5529

Data: 23,24 e 25 de agosto

Estação de metrô até 500 metros? Não

Número de lugares: 94 lugares

Horário de funcionamento: Diariamente de 12h à 1h.



segunda-feira, 8 de agosto de 2011

OS 20 ANOS DA CASA DA FEIJOADA




Inaugurada em 1989, a Casa de Feijoada é referência no preparo da tradicional refeição brasileira. Localizado em um ambiente descontraído que é a cara da cidade e a poucos metros da praia de Ipanema, o restaurante oferece o prato há mais de 20 anos, de segunda a segunda, tanto no almoço quanto no jantar.

Com direito a entradas e acompanhamentos, variedade de carnes, sobremesas e até batidas, a feijoada (R$ 62,70 por pessoa) é uma refeição completa. De entrada é servido caldinho de feijão e lingüiça mineira e batidas de limão e maracujá. Com o feijão são nada menos que onze opções de carnes: bacon defumado, orelha de porco, lombo salgado, carne seca, linguiça fresca, rabo, costela salgada, língua defumada, chispe, carne de boi e paio. Entre os acompanhamentos, arroz, aipim frito, laranja, couve à mineira, farofa e torresminho. A sobremesa fica por conta dos doces caseiros de abóbora com coco, banana e ainda doce de leite.

Mas não é apenas a variedade e fartura que fazem da Casa da Feijoada um sucesso. O preparo, da mesma forma há mais de 20 anos, e os fornecedores, escolhidos a dedo, fazem toda a diferença. “Usamos produtos de primeira linha e de fornecedores especiais. A lingüiça, por exemplo, é de lombo puro e vem de Visconde de Rio Branco, em Minas Gerais. Algumas carnes, inclusive, usamos apenas para dar gosto e não servimos depois com o feijão”, explica Leonardo Braga, sócio do restaurante.

O prato, servido do meio-dia à meia-noite, sete dias na semana, tem preparo minucioso. “Começamos a cozinhar às 20h da noite do dia anterior, no fogo baixo. À meia-noite desligamos o fogo e deixamos as carnes curtindo no feijão até a manhã seguinte, quando religamos o fogo e acrescentamos os embutidos como a lingüiça e o paio, que cozinham mais rápido”, ensina Braga. Só de carne seca são três variedades de carne, sendo uma usada apenas para dar sabor e depois retirada da panela.

O cardápio, porém, não se resume ao carro chefe da casa. Pode-se optar por pratos típicos de outras regiões brasileiras como a carne seca com abóbora, o tutu à mineira, a caldeirada de frutos do mar, o frango caipira com pirão e o camarão no coco. De sobremesa, destaque para doces como goiabada cascão com queijo minas, pudim de leite e doces caseiros.


Casa de Feijoada
Rua Prudente de Moraes, 10 - B / Ipanema
Tel.: (21) 2247-2776 / 2523-4994 (Delivery)
Formas de Pagamento: Todos os cartões de crédito e débito.
Funcionamento: Todos os dias, de 12h às 24h