segunda-feira, 19 de abril de 2010

TOZ LANÇA COLEÇÃO DE TOY ART

Em nova exposição, na Galeria Movimento, o artista apresenta seis telas
e toda a nova linha de toy art



Depois de ter conquistado o universo da moda e da decoração, Tomaz Viana, o "Toz", consolida seu ingresso às artes visuais com a exposição TOZ em Família, na Galeria Movimento, no Shopping Cassino Atlântico, com curadoria de Daniela Name.

Na mostra, de 30 de abril a 29 de maio, seis telas de grande formato apresentam o universo do grande lançamento de Toz do momento: sua linha de Toy Art.

“Todos os bonecos têm um pouco de mim. Adoro Toy Art, sou colecionador, e fazer os meus próprios bonecos tem tudo a ver com meu trabalho, com a minha história”, diz ele que criou 24 personagens, sendo 12 só de variações do Shimu já conhecido nos grafites das ruas cariocas.

Nas telas, nas quais Toz lança mão de variadas técnicas e materiais (tinta acrílica, colagem, spray, tecido etc), seus personagens surgem em cenários em cores e padrões que lembram China, Salvador (cidade Natal de Toz) e o Saara, no Rio, que traduzem inquietações e reflexões do artista, como é o caso de Presa no Paraíso.

“Meu estilo é simples, mas os temas são mais sérios do que parecem à primeira vista”, conta Toz que pinta regularmente há três anos, sem ter abandonado de vez as ruas. “Sempre que posso - e quando não posso também - dou um jeito de grafitar na rua”, revela.

A transição da rua para a galeria está sendo natural para ele. Aos 34 anos, é formado em design pela Faculdade da Cidade e conta que fez suas primeiras telas por necessidade pessoal. “Nem todo grafiteiro é artista de galeria porque muitos encaram o grafite apenas como um estilo de vida, uma demonstração de atitude. Quando o grafite vai para a galeria, tem que ter outra roupagem, essa é a minha praia”, explica.


OS BONECOS TOZ

Nina
O nome é uma derivação de ‘menina’ e a personagem foi inspirada na sobrinha de Toz. É a única figura feminina da turma

BB Idoso
Representa os homens ‘maduros’ que por vezes parecem bebês.

Julius
Personagem pretensioso, daqueles que acha que sabe tudo. Sempre leva os outros para encrencas.

Shimu
É o bichinho de estimação da turma, sempre representado em diversas cores e padronagens.


Nenhum comentário: