Na segunda mostra individual que apresenta, a partir de 21 de março, no Centro Cultural Cândido Mendes, em Ipanema, a artista plástica carioca Teresa Salgado tece fios entre histórias e imagens. Histórias do lugar, histórias da arte, relações entre luz, sombra, opacidade, transparência, densidade, sutileza.
Memória Presente, traz imagens fotográficas realizadas em diferentes estações ao longo do ano de 2010, é resultado de um trabalho realizado na Quinta das Lágrimas, em Coimbra, Portugal. Lá, onde deu-se o trágico romance entre Pedro e Inês de Castro, no século XIV, imortalizado por Luis de Camões no Canto III dos Lusíadas, a artista encantou-se por um ambiente imantado de luz.
Assim, surgiram imagens como a da escada de arquitetura minimalista que conduz o olhar a uma paisagem nebulosa de ciprestes e outras árvores seculares. Ou da escada de lágrimas vista através do vidro, parte da piscina negra onde uma luz branca cruza horizontalmente toda a sua extensão.
Referências poéticas e identidades plásticas são recorrentes no trabalho da artista - arte educadora há mais de trinta anos. Com passagem pela pintura e colagem, hoje seu trabalho ultrapassa as fronteiras do suporte, dialogando entre os limites da fotografia, pintura e poesia. “Em Memória Presente, busquei relacionar as imagens captadas com alguns aspectos da pintura contemporânea. É uma síntese de questões recorrentes da minha trajetória”, conta ela.
TERESA SALGADO - MEMÓRIA PRESENTE
Centro Cultural Cândido Mendes de Ipanema
Galeria Maria de Lourdes Mendes de Almeida
Rua Joana Angélica 63 – Ipanema
De segunda a sexta-feira das 14 às 20hs e aos sábados, das 16 às 20 hs.
Nenhum comentário:
Postar um comentário