terça-feira, 31 de maio de 2011

Trufas chegam ao Térèze em menu especial

O restaurante Térèze, no Rio de Janeiro, preparou para a próxima quarta-feira (01/06) um menu especial (R$ 280) para almoço e jantar com trufas colhidas no verão de Alba, na Itália. O chef Damien Montecer preparou carpaccio e sorvete de palmito pupunha com trufa fresca e brotos; ravióli de confit de pato e sálvia com lascas e molho de trufa; magret de pato grelhado com foie gras , trufas negras e molho malbec e haddock, salmão e ovas à carbonara trufada e ervas frescas. Para adocicar, torta quindim trufada com sorbet de tapioca, macarrons de coco e trufas e ainda fondant de chocolate belga ao conhaque e trufa com sorbet de cacau.

Sabores do mundo para todos os paladares é o que propõe o Térèze, restaurante do Relais & Châteaux Hotel Santa Teresa, no Rio de Janeiro. Com ambiente moderno e elegante, idealizado sob a concepção de um design tropical, o Térèze reúne a experiência de uma Cuisine du Monde, com sotaques de vários países, no bairro mais carioca e democrático da cidade.


TÉRÈZE
Hotel Santa Teresa - Rua Felício dos Santos s/n – Santa Teresa.
Tel.: 3380-0200
Capacidade: 80 lugares
Horário: Diariamente, das 7h às 10h30 (café da manhã); das 12h às 23h (último pedido)

quarta-feira, 25 de maio de 2011

EDU MONTEIRO APRESENTA AUTORRETRATO SENSORIAL

 

     Depois do sucesso da edição realizada em Porto Alegre, a exposição Autorretrato Sensorial, do fotógrafo Edu Monteiro, vem para o Rio de Janeiro abrir o Fotorio 2011 (Festival Internacional de Fotografia), no dia 28 de maio, no Parque das Ruínas.


     A mostra traz uma instalação, um vídeo e nove imagens nas quais o fotógrafo surge com diferentes máscaras em seu rosto.  A ideia da exposição veio do encontro do autor com uma máscara sensorial da artista  plástica carioca Lygia Clark, que criou algumas delas com um objetivo de levar as pessoas a vesti-las e, assim, lidar com seus medos e fragilidades.

       Edu Monteiro também quer provocar sensações através de suas obras, desde susto e polêmica até bom humor. No dia da abertura da exposição, projeções sobre as ruínas do parque pretendem transfigurar o local em um ambiente sombrio.


       Com a carreira vinculada ao Fotonauta - estúdio responsável por campanhas badaladas para Nike, Olympikus, entre outras, além de colaborações para importantes publicações como National Geographic, World Soccer, GQ, entre outras - o fotógrafo ampliou suas oportunidades de trabalho com  a arte contemporânea.


ABERTURA:  28 DE MAIO - 18H
A mostra – e as máscaras de Edu Monteiro – ficam de 29 de maio a 30 de junho, no Parque das Ruínas, em Santa Teresa, no Rio de Janeiro.

INFORMAÇÕES:
Centro cultural municipal Parque das Ruínas
Rua Murtinho Nobre, 169 . Santa Teresa
Fones: (21) 22150621 e 22243922

sexta-feira, 20 de maio de 2011

GELATO GOURMET



O italiano Andrea Panzacchi, da Vero Gelateria - conhecida por utilizar matérias-primas de excelência na produção de seus sorvetes -, abusou da criatividade e oferece na próxima quinta (dia 26) uma harmonização de gelatos e vinhos.


O jantar acontece no restaurante Zozô (Reservas: 2542-9665) e tem os pratos criados por Marcelo Tanus, chef da casa. 


De entrada, tarte tatin de tomate com sorvete de azeite e manjericão (foto), com sorvete de azeite e manjericão. De principais, risoto de camarões com tomates frescos e sorvete de sambuca, ladeado pelo Santa Julia Reserva Chardonnay 2008, e ainda stinco de cordeiro com mix de mini legumes orgânicos da Fazenda Cafundó (cenoura baby, alho poró, vagem, ervilha torta, edamame, beterraba e aipo). O prato acompanha sorvete de batata baroa com alecrim e uma taça do Don Nicanor Blend.


De sobremesa, pain perdu com frutas assadas na baunilha e sorvete de zabaione com o Zuccardi Tardio Torrentes. Finalizando, sorbet de chocolate belga Callebaut 72% e sorbet de frutas vermelhas com bolo de chocolate e lavanda. Para beber o Porto Tawny Dom José.


O menu completo (pratos, gelatos, vinhos e água) custa R$ 180 por pessoa.

terça-feira, 17 de maio de 2011

ESCOLA DO PÃO-CASA LAPOSTOLLE


A chef Elen Casagrande, da Escola do Pão, preparou um jantar inspirado em recente viagem ao Chile. Na ocasião a chef conheceu a vinícola Casa Lapostolle, localizada no Valle de Colchagua, e se encantou por seus rótulos. “Fiquei impressionada com a Casa Lapostolle, por suas tradições, respeito e um carinho todo especial na hora de fabricar seus vinhos, totalmente artesanais. Talvez por ter uma proprietária francesa seus vinhedos chilenos mais parecem um parreiral de Bordeaux”, comenta Elen. O jantar de proposta franco-chilena incluirá cinco vinhos sendo quatro rótulos da Casa Lapostolle - incluindo o vinho top Clos Apalta.


Menu harmonizado Escola do Pão/ Casa Lapostolle

Aperitivo
Vinho: Casa Lapostolle Sauvignon Blanc 2009
Saltimboca de shitake
Caviar de salmon em musseline de abacate sobre brunoise de tomatinhos
Mini gratin de quatro queijos e ceboulette com baguete crocante

Entrada
Vinho: Casa Lapostolle Cuvée Alexander Chardonnay 2008
Camarões ao merken sobre mix de folhas verdes e vinagrete da Escola

Principais
Vinho: Casa Lapostolle Borobo 2007
Tortelli de creme de abóbora na manteiga de sálvia e amêndoas crocantes

Vinho: Casa Lapostolle Clos Apalta 2008
Mignon ao molho Carménère com mil folhas de batata, alho poró e presunto de Parma gratinado

Sobremesa
Vinho: Late Harvest Moscatel Vinã Carmen 2007
Mousse de nougat com tuilles de amêndoas e coulis de frutas vermelhas
Café e mix de petit fours


Serviço:
Jantar Harmonizado Casa Lapostolle
Data: 18 de maio, quarta-feira, às 20h30.
Reservas: (21) 2294-0027
Endereço: Escola do Pão - Rua General Garzon, 10 – Lagoa
www.escoladopao.com.br