A vinícola comemora a data com vinho exclusivo, de rótulo personalizado, garrafa e embalagem diferenciadas
A história desta família de imigrantes se confunde com a trajetória do vinho no Brasil. Foi no século XIX que tudo começou, com a chegada dos irmãos Martino e Bortolo Dal Pizzol, a região da Serra Gaúcha para se estabelecer. A tradição se manteve e há 35 anos foi criada a Vinícola Monte Lemos, mais conhecida por Dal Pizzol, com uma proposta diferenciada que privilegia a produção controlada.
Com vários prêmios ao longo destes anos, entre eles os mais recentes, a Grande Medalha de Ouro no VI Concurso do Espumante Brasileiro, e duas Medalhas de Prata no Vinalies 2010, considerado o maior concurso do mundo, a Dal Pizzol tem muito o que festejar.
E a maneira escolhida não poderia ter sido outra: lançando um vinho! Assim, chega este mês ao mercado o Dal Pizzol 35 Anos – Safra 2005, um assemblage top, exclusivo, que pode ser encontrado apenas em lojas, delicatessens e na própria vinícola. Com produção limitada de 3.350 garrafas numeradas, o vinho é um corte de quatro variedades harmonicamente equilibradas: 45% de Cabernet Sauvignon, 35% de Merlot, 10% de Cabernet Franc e 10% de Ancellotta.
Com rótulo personalizado, garrafa e embalagem diferenciadas, o vinho é apresentado em uma embalagem de madeira com seis garrafas ou em cartucho de uma unidade.
O processo de vinificação de cada varietal começou com a colheita manual em caixas plásticas de 20 quilos, seleção e desengace das uvas, seguido pela adição de leveduras selecionadas dando início à fermentação alcoólica. A partir daí, o controle de temperatura entre 25º e 30º foi determinante para dar andamento a maceração, descuba e fermentação malolática espontânea. Os vinhos permaneceram em amadurecimento em tanques de aço inox por 24 meses para depois acontecer o corte (assemblage) e seguir para o engarrafamento. Por fim, o amadurecimento na garrafa por mais 24 meses e somente após a rotulagem.
Com 13º de graduação alcoólica, o vinho apresenta coloração vermelho púrpura e reflexos rubi intenso. Com aromas finos e complexos em perfeita harmonia, mescla frutas vermelhas com especiarias (ameixas secas, mirtilo e canela). No paladar, mostra-se um vinho robusto, com bom volume de boca, corpo pleno, persistência média-longa, harmônica, amplo, com taninos maduros e elegantes.
Indicado para acompanhar pratos condimentados, carnes vermelhas e exóticas, caças, aves, massas com molho a base de carnes e queijos tipo chedar, colonial, parmesão, roquefort e grana, sugere-se degustar o Dal Pizzol 35 Anos na temperatura entre 16º e 20ºC. Para melhor apreciação de suas características, aconselha-se decantar de 30 a 90 minutos antes de servir, a fim de maximizar o bouquet.
Dados técnicos:
Graduação Alcoólica: 13%
Conteúdo: 750 ml
Safra: 2005
Variedades: Cabernet Sauvignon (45%), Merlot (35%), Cabernet Franc (10%) e Ancellotta (10%)
Serviço:
O Dal Pizzol Assemblage 2005 pode ser encontrado também no site www.dalpizzol.com.br.